domingo, 20 de junho de 2010

Contador de carreiras online

Sem querer querendo acabei descobrindo um contador online no site americano Lion Brand, que eu também encontrei por acaso. Eu já tinha tentado achar em algum site em português, mas não tinha conseguido, e agora procurando outras receitas me deparei com esse contador bem prático, que você pode, inclusive, arrastar pra qualquer parte da página. Em cada receita que você clica tem o contador de carreiras pra te auxiliar no trabalho. Mas pra ter acesso a tudo isso é preciso fazer o registro no site, que é de graça e sem complicações.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Como arrematar

Já postei um vídeo de como colocar os pontos na agulha, agora é a vez de mostrar como tirá-los: o nosso famoso arremate.

Video de tricoteiras.com

Mate Simples e Mate Duplo

Essa eu tô aprendendo agora. Confesso que sempre que via alguma receita com algum tipo de mate, pulava fora, deixava pra depois. Mas agora chega de enrolar, quero saber fazer :) ! E até que o danado não é difícil, era só temor de iniciante, rs. Resta praticar e mãos a obra.

Vídeo de tricoteiras.com

Dicas de Tricô

  1. Sempre que for iniciar um trabalho, comece colocando os pontos numa agulha maior, e depois prossiga com as agulhas do tamanho que você escolheu. Caso não tenha uma maior, una duas agulhas. Já na hora de arrematar, faça o contrário, utilize uma agulha de número menor. Essa troca é para que uma ponta não fique mais larga que a outra. 
  2. Para não sobrar muito fio depois da montagem na agulha, multiplique por 3 o número de pontos e meça na fica métrica, somando mais 5 cm. 
  3. Utilize 1 ponto sem fazer em todo início de carreira. Isso evita que as laterais fiquem irregulares, com "nózinhos".
  4. Adquira uma quantidade suficiente de linha do mesmo lote para fazer o trabalho, isso porque cada remessa pode apresentar alguma alteração nas cores.
  5. Para calcular a quantidade de pontos necessários caso não haja nenhuma indicação na receita, verifique os múltiplos. Por exemplo, se for utilizar o ponto fantasia 1psft *1t, 1laç, 2jt* 1t, dentro do asterisco há 3 pontos tricô, mais os 2 pontos de borda (fora do asterisco), o que significa que a quantidade de pontos deve ser um número múltiplo de 3, mais 2. Pode ser 30+2, 33+2, 6+2, enfim, fica a seu critério.
  6. Quando for tricotar alguma peça em que haja carreiras diferentes, marque-as para não correr o risco de se perder. Pode ser com um contador ou, mesmo, através de uma anotação.

Mais dicas podem ser encontradas nesse link.

Cachecol - Gola Verde

Essa gola é bem básica e ótima pra colocar por baixo da blusa porque não cria volume, mas também fica bonita sendo usada por fora.


Eu segui essas receitas que eu encontrei no blog http://pinkrosecrochet.blogspot.com/ , apenas preferi fazer mais simples. 

Colocando pontos na agulha

Minha irmã que me ensinou a tricotar, mas isso já faz tanto tempo que eu acabei esquecendo o básico como, por exemplo, colocar os pontos na agulha. Até que procurei e achei no Youtube um vídeo ótimo da Vitória Quintal que ensina a fazer isso. No início pode parecer meio complicadinho, mas depois se torna a coisa mais fácil.

Legenda

pt/pts = ponto/pontos
t = tricô
m = meia (clique aqui para aprender esse ponto)
barra 2x2 (ou 1x1, 3x3, 4x4,...) = intercalando 2 tricô, 2 meia (no avesso do meia faz-se tricô, e no avesso do tricô faz-se meia)
psft = ponto sem fazer em tricô (é só pegar o ponto e passar pra outra agulha sem fazer)
psfm = ponto sem fazer em meia
pjt = ponto junto em tricô (ex: 2pjt -> pega dois pontos juntos e faz um ponto)
pjm = ponto junto em meia
laç = laçada
ms = mate simples
md = mate duplo
* * = significa que o que está entre os asteriscos é o que deve ser repetido quantas vezes for necessário na carreira
ponto fantasia = é o ponto da receita

Quando eu lembrar e achar mais, eu coloco aqui ;) !

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Cachecol Azul Mesclado

Nesse eu também utilizei o ponto 1psft *1t, 1 laç, 2pjt* 1t.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Cachecol Rosa

Pra fazer esse cachecol usei 2 novelos de 100g do fio Flash da Pingouin.
A receita é a seguinte: Monte 30 pontos na agulha 5 e faça o ponto tricô por 3 cm. Depois: 4 t, *1 laç, 2 pjt* 4 t. No final faça mais 3 cm em ponto tricô e arremate.
 

Cachecol Preto e Branco

A receita desse ponto é muito fácil e rápida! Dá um efeito muito legal, principalmente em cachecóis feitos com linhas mescladas.
Coloque 35 pontos na agulha de tricô (número 5) e tricote da seguinte forma, até o tamanho desejado: 1psft *1t, 1 laç, 2pjt* 1t
Simples assim ;) !

Roupa de tricô para cachorro

Primeira receita que eu consegui criar. Na verdade foi uma encomenda, pediram pra eu tentar fazer uma roupinha de cachorro, e o resultado ficou bacana :) ! A execução não foi complicada, mas passar a receita pro "papel" de forma que dê para entender, isso descobri que não é o meu forte, rs, mas vamos lá:

Material:
4 novelos de 40g da Mollet
Agulhas de tricô número 5

Pontos utilizados: Tricô e barra 2x2

Execução: Montar 62 pts na agulha e tricotar em barra 2x2 por 3,5 cm. Em seguida (sempre em ponto tricô): 1a carreira: Distribuir 8 aumentos; 2a carreira: Acompanhar os pontos; 3a carreira: Distribuir 6 aumentos; 4a carreira: Acompanhar os pontos; 5a carreira: Distribuir 6 aumentos; 6a carreira: Acompanhar os pontos; 7a carreira: Distribuir 4 aumentos; 8a carreira em diante: Acompanhar os pontos e tricotar até atingir 12 cm de comprimento do início.
Dividir o trabalho em 3 partes para fazer os "bracinhos": 19 pontos/ 48 pontos/ 19 pontos

Primeira parte (19 pontos):

17 t, 2 pjt
Avesso em t
14 t, 2 pjt, 2 pjt
Avesso em t
10 t, 2 pjt, 2 pjt, 2pjt
Avesso em t
11 t, 2pjt
Avesso em t
10 t, 2pjt
Avesso em t
9 t, 1 laç, 1t, 1 laç, 1t
Avesso em t
11 t, 1 laç, 1 t, 1 laç, 1t
Avesso em t
13 t, 1 laç, 1 t, 1 laç, 1 t
Avesso em t
15 t, 1 laç, 1 t, 1 laç, 1 t
Avesso em t

Segunda parte (48 pontos): Repetir as diminuições e aumentos da parte anterior nos dois lados.

Terceira parte (19 pontos): Igual a primeira.

Depois, juntar as 3 partes novamente, aumentanto 3 pontos entre elas. Total de pontos: 92.
Tricotar normalmente por mais 12 cm. A partir daí vem as diminuições da parte traseira, distribuídas da seguinte forma: 1a carreira: Diminuir 2 pts de cada lado, 2a carreira: Avesso em t. Repetir essas duas carreiras até sobrar somente 2 pontos e arremate.

Manga: Montar 5 pts na agulha e tricotar por 20 cm. Unir as duas pontas e costurar no "braço" da roupinha.
Pra finalizar, costure as laterais da roupa.

Essa roupinha ficou num tamanho pequeno, feita para um cachorro da raça Poodle, bem gordinho, rs.

Detalhe do pescoço










Detalhe da parte final.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Estola de tricô

Vou tentar fazer essa bela estola que parece ser bem fácil! É da coleção de Isabela Capeto, famosa estilista carioca. Passei a conhecer o seu trabalho em uma matéria divulgada na revista "Domingo", do Jornal do Brasil do dia 30 de maio, uma entrevista super interessante com a estilista e detalhes da coleção 2011.
Foi amor a primeira vista pelo estilo retrô, romântico, elegante e bem feminino das peças.

As fotos foram retiradas do site da estilista.

sábado, 12 de junho de 2010

Traduzindo receitas - Inglês

Os americanos amam tricotar (tanto que possuem um tipo de rede social sobre o tema, o Ravelry), e diga-se de passagem, são muito talentosos no que fazem. E como eles possuem vários sites com receitas super legais e diferentes, e como eu também (vergonhosamente) não entendo lá muita coisa em inglês, resolvi postar aqui dois links, um do blog Linhas Imaginárias e outro do Superziper, que contém traduções que vão facilitar e muito a vida dos que se encontram na mesma situação que eu. Além disso, na seção "Confira também" aqui do Maria Rosa Tricô, tem alguns sites muito bacanas que selecionei, inclusive em inglês! Dessa forma quero poder colocar em ação ou, melhor dizendo, nas agulhas, as famosas Knitting Patterns e "importar" um pouquinho dessa bela moda americana.

Gola com botões

Fiquei ba-ban-do quando achei essa gola linda, super fácil de fazer e que com certeza vai ser sucesso nesse inverno!
A receita vocês podem encontrar nesse link.

Clique na imagem para ampliar

Blusa em tricô

Encontrei essa receita na revista "Coleção Arte em Tricô e Crochê", edição 31, de uma blusa super fofa que é uma boa pedida para aqueles dias de frio ameno. É bem simples e ao mesmo tempo muito charmosa!
Apesar de não ter na receita, acho que uns botões caíriam muito bem pra dar um toque a mais. Espero que gostem ;) !

Clique nas imagens para ampliar